domingo, 18 de novembro de 2007

2 - Metafísica


A metafísica é a investigação filosófica que gira em torno da pergunta “O que é”, ou seja: “O que existe” e “Qual a essência daquilo que existe”, indagando por que existem e por que são o que são.

Aristóteles (384 a 322 AC), escreveu a Filosofia Primeira, cujo tema é o estudo do “ser enquanto ser”, afirmando que ela estudava o ser das coisas, a ousia, traduzido em latim por essentia e, em português por essência.

“...Assim, a Filosofia Primeira é o estudo ou o conhecimento da essência das coisas ou do ser real e verdadeiro das coisas, daquilo que eles são em si mesmas, apesar das aparências que possam ter e das mudanças que possam sofrer.” M.Chauí – 210

Aristóteles ao definir a Filosofia Primeira, afirma que ele estuda os primeiros princípios e as causas de todos os seres ou de todas as essências, estudo que deve vir antes de todos os outros, porque é a condição de todos os outros.

A palavra ‘meta’ quer dizer isso mesmo: o que está além de, o que está acima de, no sentido de estar acima e superior ou de ser a causa e a condição de alguma coisa, portanto o termo Metafísica significa o estudo daquilo que está antes, acima e além das coisas físicas e materiais, sendo a causa da existência de todos os fenômenos naturais e físicos, sendo portanto uma ciência que está além da Física que hoje conhecemos.

Na visão de Aristóteles, “...a essência das coisas naturais e dos seres humanos e de suas ações não está no mundo inteligível, separado do mundo sensível, onde as coisas físicas ou naturais existem e onde vivemos. As essências, diz Aristóteles, estão nas próprias coisas, nos próprios homens, nas próprias ações e é tarefa da Filosofia conhecê-las ali mesmo onde existem e acontecem.” M.Chauí – 217

Aristóteles considera que todas as coisas, do mineral ao divino, possui sua essência própria e, são particulares e diferenciadas.

Segundo Aristóteles, cabe à Metafísica estudar três aspectos::
I – a Realidade Primeira ou o Ser Divino, da qual tudo procede, considerando, portanto, igualmente como na Alta Magia, uma Causa Única de todos os fenômenos, denominado por ele de o Primeiro Motor Imóvel do mundo ou Universo.

II – os princípios e causas primordiais de todos os seres ou essências.

III – as qualidades e atributos desses seres, de forma a poder determinar a essência ou substância, isto é, o substrato ou suporte permanente de qualidades ou atributos de determinado ser, sem o qual o ser não pode existir.

Aristóteles reformula a noção de ‘ser’, não sendo apenas aquilo que já existe, mas aquilo que existe de forma virtual ou potencial, e que pode vir a existir através do movimento da potência ao ato, sendo esse movimento circunscrito à substância, que atualiza suas respectivas possibilidades ou potencialidades e se expande. O ato (ação, movimento), funciona como motor da transformação do ser em potencial ou virtual.

Fonte - M.Chauí – Convite à Filosofia – Marilena Chauí – editora Ática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...